domingo, 28 de junho de 2009

Viver o presente pensando no futuro

A cada dia que passa, estamos mais maduros, mais experientes. E aonde isso nos leva? Havemos de parar e pensar um pouco sobre tudo aquilo que já fizemos e tudo o que ainda está por vir.

É muita coisa já passada e muito por passar e, sem sombra de dúvida, a qualidade daquilo que ainda está no futuro e que um dia virá a ser presente e passado, dependerá exclusivamente de nossas atitudes, do que fizermos hoje, no presente ­­- O passado tem que ser uma escola, uma lição registrada em nossas mentes, pela qual tenhamos aprendido algo para melhorarmos nosso viver e, por conseguinte, nosso futuro.

Dia após dia nós nos estressamos com coisas até sem importância e acabamos por sofrer antes da hora, o que acaba por estragar muitos de nossos dias e muitas de nossas noites de sono.

Será que vale a pena realmente esquentar a cabeça por tudo o que normalmente nos faz perder a calma? Tolerância zero só funciona e chega a ser engraçada na TV. Na vida real só contribui para nos enervar e piorar quaisquer situações que estejamos passando, complicando sobremaneira nosso dia a dia.

E aí? Quem lucra com isso? Talvez só os analistas, psicólogos e afins.

Por vezes, voltar a ser criança, brincar de igual por igual com o “filhão” ou “filhona” que está lá em casa esperando por nós vale muito mais que dez consultas com algum especialista.

Pare e pense: Estressar para quê? O maior prejudicado, além dos que convivem conosco, somos nós mesmos.

Realmente não vale a pena.

2 comentários:

Unknown disse...

Prezado Freire,
Sempre fui um admirador de sua luta e sua busca constante pela vitória.
Seja nesta ou em outra empreitada que você colocar-se a briga, lembre-se que estarei sempre ao seu lado.
Um forte abraço amigo.
Amilton Brito
Vitória (ES)

Anônimo disse...

É VERDADE...AS VEZES SOFREMOS POR ANTECIPAÇÃO.
O PASSADO foi futuro, hoje serve de lição para o que virá,O PRESENTE é uma dádiva de DEUS para viver o momento por este motivo recebe este nome, O FUTURO é a esperança de vivermos algo que almejamos,mas que ainda está por vir,ou seja, lutamos dia-a-dia esperando sempre a Vitória.
Este texto tem tudo haver com a experiência própria de cada um,mas vale para todos refletir sobre o assunto,porque as vezes sonhamos demais e quando acordamos o futuro já virou passado.
Valeu pela reflexão.
Beijos
Lupa