quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cauby - um oitentão

Sequer passo perto de Nelson Motta e não tenho pretensão alguma de ser um crítico musical, mas hoje vou dar uma de.

Neste 10 de fevereiro, Cauby Peixoto - queiram ou não, um ícone da música brasileira, completa 80 anos e, por conseguinte, a TV está falando muito deste cantor, dono de uma grande voz.

Sabem o que acho realmente? O Cauby do passado tinha mesmo uma voz que me agradava ouvir, mas com o passar do tempo ela foi mudando e hoje não tem mais a mesma voz. E não é pela idade, há algum tempo noto isso.

Não sei se ele se perdeu no tempo ou no meio do sucesso, mas, para mim - e desde que o vi cantando Conceição há alguns anos - ele passou a fazer o tipo canastrão.

Fã de carteirinha nunca fui, mesmo porque prefiro ouvir só as músicas, sem a cantoria, sendo que a melhor de todas é Moonlight Serenate de Glen Miller. Este tipo de música me faz bem aos ouvidos.

Mas, vamos voltar ao aniversariante.

Ele que me desculpe, mas a melhor maneira de se ouvir - hoje - um Peixoto é trocando o nome Cauby por Araken, irmão menos famoso mas que, ao meu ver, bem melhor de ser ouvido.

Se perceberam que não curto muito a cantoria, já devem imaginar que o Araken não cantava. Exato: ele tocava piston... e como. No passado pois ele faleceu em 19 de fevereiro de 2009.

Quem o apresentou a mim foi a saudosa Dona Ofélia - sim, aquela mesmo da "Cozinha Maravilhosa". Ela era sogra de meu cunhado e algo que ela sabia fazer quase tão bem quanto cozinhar era dar-me presentes de aniversário os quais sempre vinham no formato de LPs - os antigos bolachões.

Foi em um deles que, ao desembrulhar o LP, deparei-me com um tal de Araken Peixoto. Claro que - nosso relacionamento assim o permitia - a pergunta foi imediata: Quem é esse, dona Ofélia?

Ela então esclareceu que era irmão do Cauby Peixoto e, antes que eu fizesse alguma careta ou algo parecido, arrematou: “não tem nada a ver com ele. Este toca piston”.

Ao colocar o disco na vitrola (lembram-se que antigamente existiam vitrolas?) vi que ela acertara mais uma vez.

Então é isso. No aniversário de 80 anos de Cauby Peixoto, fiquem com o Araken e um clássico - As Times Goes By:

Araken Peixoto (1930 / 2009): As Times Goes By.

Se preferir ver o vídeo no próprio YouTube, clique aqui.

2 comentários:

Mariana Dias disse...

Nem tava sabendo do aniversário do Cauby, e pra ser sincera, sempre achei ele um tipo esquisitásso, então nunca dei bola. haha Esse negócio de LP e o escambau faz vc parecer um véinho Carlão! hahaha Mas o irmão dele é dazóra mesmo, gostei dele!

Cahe´s blog disse...

Ora ora... olhem quem resurge das cinzas. Welcome back my american friend.

Carlos Freire