terça-feira, 26 de maio de 2009

Ser o mesmo mesmo?

Ser você mesmo é algo muito importante, imprescindível. De nada adianta tentar imitar outros pois os pensamentos e sentimentos dificilmente serão iguais aos da pessoa imaginada.

Ser você mesmo, reconhecendo e admitindo tanto as suas falhas, suas limitações, quanto suas melhores qualidades é sinal de amadurecimento, qualidade de vida. É você tomando consciência de que só assim poderá ser alguém dentro do contexto geral do mundo em que vive.

Mas, muito importante ressaltar que ser você mesmo não significa - e nem pode - que você é sempre o mesmo.

Tudo muda, desenvolve, cresce, adapta-se, é a seleção natural apregoada por Charles Darwin, e isso muito tem a ver com nós mesmos.

Importante ter a consciência de que ser você mesmo não é igual a ser o mesmo você sempre.

O fato de que meu avô assim fazia, meu pai assim fazia e, como deu certo, eu assim faço, não é garantia de que vai continuar dando certo, é apenas garantia de continuar em uma mesmice que só vai empacar nosso negócio, nosso viver.

Um exemplo prático: seu avô não usava computador no exercício de suas funções - você usa? Até mesmo na mais simples loja de armarinhos, lá no nosso interiorzão o computador cabe, e bem.

Temos sempre de rever nosso modo de vida, modo de pensar, agir. Se somos contra uma idéia hoje, não quer dizer que não podemos admiti-la no futuro - não é ser um vira-casaca, isso é mudança de opinião pois, ao crescermos, nosso modo de pensar automaticamente muda.

É aprender e adequar-se aos novos tempos, aceitar as mudanças que são tão necessárias quanto o ar que respiramos.

Um comentário:

Grilo Pensante disse...

"Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo..." Gabriel, O Pensador.

A vida está em constante mudança e não é a toa que a terra se desloca, nem que seja quase imperseptível, a cada giro, a cada volta.

O sol mudou, as estrelas são outras; quando olho para o céu sou capaz de enxergar o futuro.

Lá estão meus bisavós, tataravós, enfim, meus antepassados. E quando olho para lá a única certeza que tenho é que mais pessoas estarão lá. Espero que eu também.

A vida muda e quem não muda anda pra trás.

Abraços
Felipe